quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Porsche 911 GT3

PORSCHE 911 GT3 RS É LANÇADO AO LADO DAS GERAÇÕES ANTERIORES


Modelo mais purista do fabricante se aproxima da experiência de guiar um superesportivo de pista - e Autoesporte já conferiu isso

por REDAÇÃO AUTOESPORTE

A concessionária Porsche Stuttgart apresentou oficialmente o novo 911 GT3 RS durante o Porsche Racing Festival, evento realizado na primeira semana de dezembro no Velo Città, em Mogi Guaçu, interior de São Paulo. A divulgação veio acompanhada de um belo ensaio do novo superesportivo e seus antepassados, feitos entre 1973 e 2012. Nos 42 anos de história, a sigla evoluiu do RS original até os GT3 RS mais modernos, sempre focados na mesma premissa: a de ser um 911 praticamente de pista. Não é apenas uma questão de números frios, o 911 Turbo S pode ficar com o crédito de ser o mais potente. Nos GT3 RS, a dinâmica fica em primeiro lugar, como bem provamos ao testá-lo em primeira mão.

A obsessão pelos circuitos fica clara na sigla RS, do alemão reensport, ou corrida. Na prática, os RS representam o estágio mais próximo de um Porsche de pista em um carro homologado para rodar nas ruas. O novo 911 GT3 RS que o diga. Ao contrário dos novos seis cilindros boxer turbinados do Carrera e Carrera S, o seu 4.0 é aspirado. São 500 cv de potência a frenéticos 8.250 giros, o que basta para ir aos 100 km/h em 3,3 segundos e de dobrar essa velocidade partindo da imobilidade em 10,9 s. A velocidade máxima chega aos 310 km/h.

Embora seja equipado com o câmbio PDK de dupla embreagem e sete marchas, o 911 GT3 RS tem funções próximas de um sequencial de pista. A caixa é capaz de desengatar uma marca por meio da alavanca em neutro - o que equivale a pisar na embreagem - e o botão pit speed, que limita a velocidade máxima nos boxes. Para complementar o jeito de bólido de corrida, há bancos tipo concha de competição, cinto de seis pontos, preparação para a chave geral da bateria e também extintor de incêndio. Tudo nele é especificado praticamente como na categoria GT3 da FIA - Federação Internacional do Automobilismo.

"Mesmo no exterior, é raro ver um RS nas ruas. Seis juntos, de épocas diferentes, é um acontecimento. São carros muito exclusivos, até porque a produção deles foi limitada.", Marcel Visconde, presidente da Stuttgart Veículos. Pois é, foram apenas 1.580 carros feitos do 911 Carrera RS lançado em 1973. Destes, somente 15 vieram para o Brasil, enquanto os modelos seguintes vieram em tiragens de cinco unidades cada. No caso do GT3 RS 4.0 (o primeiro com o motor atual) de 2012, foram trazidos apenas dois carros. Conheça as antigas gerações do 911 RS/GT3 apresentadas, uma reunião em que fizeram falta apenas os 911 SC RS de 1984 e o 964 RS de 1992.

Porsche reuniu gerações do 911 RS/GT3 para saudar o 991 GT3 RS (Foto: Divulgação)

Curta nossa página no Facebook: www.facebook.com/authentichparts


EmoticonEmoticon