quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Novo conceito do BMW i8

BMW MOSTRA CONCEITO DO I8 QUE TROCA RETROVISORES POR CÂMERAS

União das imagens de três câmeras eliminaria completamente os pontos cegos e melhoraria a aerodinâmica do carro

por REDAÇÃO AUTOESPORTE

A BMW apresentou durante a CES 2015, a principal feira de tecnologia do mundo, um novo conceito do superesportivo i8 que tem como principal novidade o conjunto de retrovisores – ou a ausência deles. E isso fica claro já no nome do protótipo: BMW i8 Mirrorless ou BMW i8 sem retrovisores, em tradução livre.


Retrovisor externo do conceito BMW i8 Mirrorless (Foto: Divulgação)

Repare que a foto acima mostra duas pequenas hastes nas laterais do carro. No lugar dos espelhos tradicionais, elas seguram uma câmera cada. Por isso são menores do que estamos acostumados a ver em um carro. Além dessas duas, o i8 ainda ganhou uma terceira, posicionada na parte de cima do vidro traseiro do carro. A central multimídia do carro é capaz de somar as imagens das três câmeras, produzindo uma só. O resultado é exibido em uma tela de 30 cm de largura e 7,5 de altura, que substitui o retrovisor interno.

Segundo a BMW, os benefícios da nova tecnologia são vários. Por exemplo, o sistema é capaz de monitorar constantemente a posição dos carros ao redor do i8 sem retrovisores. Assim, exibe alertas na tela caso algum carro se aproxime rápido demais. Isso também acontece se o motorista do i8 iniciar alguma manobra e não notar que pode estar próximo de causar um acidente. A montadora garante que a nova tecnologia elimina completamente os pontos cegos do carro, aumentando consideravelmente a segurança.

Uma função bastante interessante é a que monitora as luzes de seta e o movimento do volante para ajustar a imagem que é exibida na tela. Funciona assim: caso o motorista indique pelas luzes que vai virar à direita ou comece a virar o volante neste sentido, o sistema prevê que uma curva será feita. Então, aumenta o campo de visão que a câmera do lado da manobra exibe. Ou seja, o motorista vai ver na tela uma área maior do sentido em que está indo, já que, há menos riscos com que se preocupar do outro lado.

A empresa também afirma que os passageiros vão se beneficiar da novidade. Como o retrovisor interno não tem que ficar virado para o motorista, já que exibe a mesma imagem em qualquer posição, quem viaja atrás pode monitorar se algum carro se aproxima antes de abrir as portas, por exemplo.

No final das contas, até o desempenho do esportivo promete melhorar se a novidade for um dia aplicada nos carros de produção. Isso porque, segundo a BMW, o tamanho das câmeras laterais não altera o coeficiente aerodinâmico do modelo. Assim, o índice é igual ao de um BMW i8 sem retrovisores. Outro benefício é que há menos ruído de vento dentro da cabine.

As lentes das câmeras são feitas com um tipo de vidro chamado de Gorilla Glass Type 2, semelhante ao usado em alguns smartphones. Recentemente, a Ford anunciou que o novo GT será o primeiro modelo de produção com para-brisas feitos deste material.


BMW i8 Mirrorless (Foto: Divulgação)

Curta nossa página no Facebook: www.facebook.com/authentichparts



AUTHENTICH PARTS AUTO PEÇAS ONLINE
(11) 4554-9927

Fonte: http://revistaautoesporte.globo.com/Noticias/noticia/2016/01/bmw-mostra-conceito-do-i8-que-troca-retrovisores-por-cameras.html


EmoticonEmoticon