segunda-feira, 6 de agosto de 2018

Megarecall de Airbags: Fiat convoca 87 Mil unidade do Uno, Palio e Siena

MEGARECALL DE AIRBAGS: FIAT CONVOCA 87 MIL UNIDADES DO UNO, PALIO E SIENA
Campanha faz parte do megarecall mundial causado pela possibilidade de explosão dos airbags fabricados pela empresa japonesa Takata
A Fiat está convocando 87 mil unidades dos modelos Fiat Uno (10.791 unidades), Palio (42.825) e Grand Siena (33.384), ano/modelo 2012, para a verificação e eventual substituição dos airbags dianteiros, que, devido a um defeito de fabricação, podem explodir enquanto inflam. A campanha faz parte do megarecall mundial das bolsas infláveis fabricados pela multinacional Takata, equipamento presente em mais de 100 milhões carros no mundo.
De acordo com a empresa, o problema está no deflagrador dos airbags que pode não funcionar adequamente quando o carro é exposto a grandes variações de temperatura e umidade por longos períodos. Isso pode causar a explosão dos dispositivos em caso de colisão do automóveis e o consequente ferimento e até morte dos passageiros que podem ser atingidos por pedaços metálicos, lançados pela explosão.
FIAT GRAND SIENA 2012 (FOTO: FIAT)
A Fiat pede que os donos dos veículos envolvidos agendem o atendimento previamente na concessionária de sua preferência. Se houver a necessidade de reparação do airbag, o reparo é gratuito e tem tempo estimado de duas horas. Em caso de dúvida, o consumidor pode acessar o site www.fiat.com.br ou ligar para a central ao cliente pelo telefone 0800 707 1000.
Confira abaixo os chassis dos modelos ano/modelo 2012 envolvidos:
Fiat Uno - 301621 a 397281
Novo Palio - 016977 a 088434 (produzidos no Brasil) e 000071 a 006570 (produzidos na Argentina)
Grand Siena - 000381 a 034446
Entenda o megarecall de airbags da Takata: A Takata ficou mundialmente conhecida por causa de seus airbags que foram motivo de um megarecall mundial que já envolveu mais de 3 milhões de carros só no Brasil. Nos Estados Unidos este número já ultrapassa os 33 milhões.
A falha afeta carros que foram equipados com um tipo específico do dispositivo de segurança. Eles contam com um componente químico chamado de nitrato de amônio, que deteriora quando entra em contato com umidade e altas temperaturas. Nesses casos, a reação química que faz com que as bolsas de segurança sejam infladas acontece mais rápido do que o previsto. Assim, a cápsula metálica que abriga o nitrato de amônio não resiste à pressão maior do que a esperada e pode se romper.
Fragmentos metálicos desta cápsula podem ser projetados contra os passageiros, causando lesões graves e até a morte. Nos Estados Unidos, mesmo passageiros que se envolveram em acidentes leves acabaram morrendo depois de feridos pelos metais. Em entrevista exclusiva à Autoesporte, Airton Evangelista, presidente da Takata Brasil, falou sobre a gravidade do caso pela primeira vez à imprensa brasileira: "Para todo mundo que eu puder recomendar, digo: faça o recall do seu carro".
Neste ano, as empresas Takata e Key Safety Systems concluíram um processo de fusão. Agora, a Takata se chama Joyson Safety Systems.
Fonte: Revista Auto Esporte (CAROLINE SASSATELLI COM TEREZA CONSIGLIO)
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