UMA VOLTA AO VOLANTE DO TOYOTA MIRAI
Ainda caro e com poucos postos de abastecimento, primeiro carro movido a célula de hidrogênio começa a ser vendido em larga escala
por MARCUS VINÍCIUS GASQUES, DE TÓQUIO
Silêncio e água fresca. Bem, nem lá tão fresca, mas essa é a combinação oferecida pelo Mirai, primeiro veículo a hidrogênio vendido comercialmente no mundo. Também a bem da verdade, o sedã da Toyota é um carro elétrico, cuja energia é gerada por uma pilha de hidrogênio, e vapor d’água é a única emissão do escapamento.
Autoesporte teve direito a uma volta com o Mirai no circuito de Fuji, aos pés da montanha mais alta e famosa do Japão. O monte Fuji é também um vulcão, que guarda sua energia discretamente debaixo da superfície. Como o sedã de quase cinco metros, que abriga sua fonte de força (as pilhas) sob os bancos da frente. Os tanques somam 125 litros de hidrogênio sob alta pressão e são instalados debaixo do banco traseiro e do piso do porta-malas.
Essa configuração contribui para o baixo centro de gravidade e a boa distribuição de peso do carro. Aliada ao bom conjunto de suspensão (McPherson na frente e braços triangulares sobrepostos atrás), garantiu ao Mirai comportamento equilibrado nas curvas do circuito. A Toyota criou ainda um slalon para completar a rápida prova; a direção elétrica mostrou-se precisa.
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Fonte: http://
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