sexta-feira, 8 de junho de 2018

Motores Turbo da Fiat chegam apenas em 2020

MOTORES TURBO DA FIAT CHEGAM APENAS EM 2020
Novas motorizações serão aplicadas antes na linha de compactos do fabricante
A Fiat está próxima de lançar a nova linha de motores 1.0 e 1.3 GSE turbo na Europa, onde ambos propulsores equiparão o Jeep Renegade e boa parte da linha da FCA (Fiat Chrysler Automobiles). No entanto, por mais que os testes estejam em andamento, o lançamento no Brasil não será tão cedo. Segundo fonte ligada ao fabricante, a chegada será em 2020, na melhor das hipóteses. Ou seja, o próprio Renegade manterá as motorizações 1.8 flex e 2.0 turbodiesel por mais um bom tempo.
A aplicação pode ser primeiro na linha de compactos da própria Fiat. Tanto o Argo quanto o Cronos terão as novas motorizações, porém, há chances também do Uno de nova geração ganhar os GSE 1.0 T3 (três cilindros) e 1.3 T4 (quatro cilindros).
Conforme adiantamos, os motores na Europa contam com cabeçote de quatro válvulas por cilindro e MultiAir, turbo e injeção direta. Já no Brasil, os novos GSE turbo também terão 12V (1.0) e 16V (1.3) e não apenas duas válvulas por cilindro como os aspirados, no entanto, não adotarão o sistema MultiAir de controle eletrohidráulico da abertura das.válvulas, que será substituído neles por um cabeçote duplamente variável.
FIAT ARGO HGT 1.8 MANUAL (FOTO: FIAT)
Com tais tecnologia e com a ajuda do etanol, apostamos em um rendimento próximo dos motores europeus, 120 cv no 1.0 e entre 150 cv e 180 cv no caso do 1.3. O torque em baixa e a faixa plana de força será ainda mais sedutor do que a potência. Com o mais potente, seria possível voltarmos a ter um esportivo compacto como o Uno R do passado. Sem falar em um Argo mais forte que o atual HGT 1.8 de 139 cv (foto acima).
Não podemos nos esquecer também dos novos crossovers e picape confirmados pela FCA. Os utilitários menores usarão a base do Argo/Cronos, o que os torna aptos a receber ambos motores turbo.
Na Europa, os propulsores turbos serão associados a um câmbio automático de dupla embreagem como era o 1.4 MultiAir turbo — utilizado por lá até no Renegade. Porém, a transmissão no Brasil poderia ser automática convencional (com conversor de torque). Podemos também esperar por uma caixa manual, especialmente no caso do 1.0 GSE T3.
Fonte: Revista Auto Esporte
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