Toyota Supra será revelado no festival de velocidade de Goodwood
Evento britânico foi o lugar escolhido pela japonesa para revelar o primo do BMW Z4
A Toyota está revelando o novo Supra aos pouquinhos. Após levar o conceito de pista GR Supra para o Salão de Genebra, o fabricante japonês confirmou no Twitter que exibirá a versão de produção do Supra no Festival de Velocidade de Goodwood, que abrirá ao público na Inglaterra no próximo dia 12. A mensagem foi publicada na rede social acompanhada de uma foto do Supra totalmente coberto, mas esperamos que a cobertura seja retirada na ocasião do festival.
O evento britânico é uma verdadeira homenagem a esportivos de todas as épocas. Realizado desde 1996, o Festival de Velocidade de Goodwood reúne carros de pista, lançamentos e motos que podem ser vistos em exposições ou em ação em uma prova de subida de "montanha" de 1,86 km de extensão ou em um estágio pequeno de rali. Parece pouco, mas o percurso é suficiente para matar a vontade de muitos que nunca viram raridades como um Fórmula 1 antigo correndo ao vivo ou até um carro inédito, caso do Supra.
Conhecido pelo nome-código A90, o cupê esportivo é fruto de um projeto em comum com a BMW, que criou a terceira geração do roadster Z4 sobre a mesma base — o alemão foi revelado recentemente em sua versão de produção em um registro brasileiro.
Dividir a plataforma de desenvolvimento com outro fabricante foi a maneira encontrada pela Toyota para ressuscitar o Supra, que havia saído do mercado sem deixar substituto em 2002. A despeito da lacuna de 16 anos, o esportivo tem um dos nomes mais tradicionais do fabricante. Segundo a Toyota, a manutenção da popularidade do carro foi mantida em parte com a ajuda da série de jogos Gran Turismo do PlayStation e pelo primeiro Velozes e Furiosos (2001).
O esportivo foi introduzido em 1978 e teve quatro gerações distintas. O novo carro segue a receita dos antecessores: trata-se de um cupê tradicional, com motor dianteiro e tração traseira. Ele não esquece da tradição nem na hora do nome-código, que segue a linhagem dos antecessores A40 (1978), A60 (1981), A70 (1986) e A80 (1993).
Há um ponto que a tradição do Supra se alinha com a da BMW e não falo apenas em relação ao posicionamento de motor ou ao eixo de tração. Ambos são conhecidos pelos motores de seis cilindros em linha e o Toyota vai voltar a ter um 3.0 turbo debaixo do capô, desta vez suprido pela alemã.
Nos modelos da marca alemã como o BMW M240i, outro cupê de dimensões médias e muito fôlego, o seis em linha turbinado rende 340 cv e até 50,9 kgfm de torque, o que basta para levar o utilitário de zero a 100 km/h em 4,8 s, de acordo com o fabricante.
Siga no Twitter também: https://twitter.com/ AuthentichParts
Fonte: Revista Auto Esporte
EmoticonEmoticon